Colégio de Procuradores de Justiça presta homenagem ao procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro

A homenagem ocorreu durante a nona sessão extraordinária deliberativa do Colégio
Os membros do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Piauí prestaram uma homenagem ao procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro, que aposenta-se em outubro deste ano, após 40 anos de carreira ministerial. Ele recebeu uma placa comemorativa em reconhecimento ao trabalho realizado ao longo da trajetória na instituição. A homenagem ocorreu durante a nona sessão extraordinária deliberativa do Colégio.

Alípio de Santana Ribeiro ingressou nos quadros do Ministério Público do Piauí, em fevereiro de 1982, como promotor de Justiça adjunto. Exerceu as funções do cargo nas comarcas de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Valença, Elesbão Veloso, Campo Maior, Teresina, entre outras. Tornou-se Procurador de Justiça em 1993. Ao longo de sua carreira no Ministério Público, Alípio Ribeiro foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), Diretor-Geral do Procon, Corregedor-Geral do MPPI, Assessor Jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça, Subprocurador-Geral de Justiça, Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público. Por três vezes figurou na lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça e por duas vezes a lista sêxtupla para o preenchimento do cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Alípio Ribeiro, atualmente, é o titular da 2ª Procuradoria de Justiça do Ministério Público, do Núcleo das Procuradorias de Justiça Criminais, com atuação junto ao Tribunal de Justiça do Estado.

A homenagem foi iniciada com um pronunciamento do procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes. “Homem simples, detentor de enorme capacidade de trabalho e consciente de suas responsabilidades para com o Ministério Público Estadual. Sempre foi muito técnico nos júris que fez ao longo da carreira, trabalhou sob escolta armada, enfrentou grande desafios para desempenhar suas atribuições, enfim. Só tenho a agradecer a Deus por conviver a aprender com o senhor por quase quatro décadas. Siga em paz”, disse.

Logo em seguida, o procurador Alípio Ribeiro foi saudado pelos integrantes do Colégio de Procuradores presentes à sessão do Colégio.

Após a fala dos procuradores de Justiça, foi exibido um documentário com depoimentos de familiares, colegas de trabalho, amigos, assessores, desembargadores do Tribunal de Justiça e outras pessoas que conhecem o membro do Ministério Público.

“Quero agradecer a vocês por essa linda homenagem. O Ministério Público é a minha segunda casa. Agradeço pelas belas palavras, o carinho, o respeito a mim dispensado ao longo dessa trajetória profissional. Fiz tudo o que pude por nossa instituição e me esforcei, me dediquei para desempenhar com todo o esmero as atribuições do nosso mister”, declarou Alípio Ribeiro.

“O senhor é merecedor desse reconhecimento pela forma como conduziu sua vida profissional, sempre prezando pela integridade e retidão nas suas atitudes e Na convivência com todos em nossa instituição. O senhor ajudou muito a construir um MPPI melhor”, afirmou o procurador-geral de Justiça Cleandro Moura.

Esposa, filhos e a equipe de trabalho do procurador de Justiça prestigiaram a homenagem. (As informações e foto do MPPI).

Comentários