A programação alusiva ao Bicentenário acontece de domingo (22) a terça-feira (24), nos dias municípios de Piracuruca e Oeiras
Foto: Reprodução (Alepi)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), vai participar das atividades alusivas ao 200º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, junto com uma comitiva de deputados estaduais.
A programação terá início no dia 22 de janeiro e segue até o dia 24, com solenidades religiosas e a tradicional outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, nos municípios de Piracuruca e Oeiras.
"Em importantes momentos da história política e social do Brasil, o Piauí foi o primeiro a lutar. O 24 de janeiro de 1823 em Oeiras foi um desses momentos-chave, que contribuíram para mudar o curso da construção do país como nação e povo, inspirando, com protagonismo, outras unidades a aderirem ao movimento pela Independência do Brasil", destaca Franzé Silva.
De acordo com o chefe do Legislativo, "a celebração dos 200 anos da Adesão do Piauí à Independência, marcadamente no atual contexto sociopolítico, deve servir como memória de uma luta viva, que continua a inspirar nossas ações por um Piauí e um Brasil melhores, mais social e economicamente desenvolvidos, e mais democráticos".
A abertura das comemorações será marcada pela realização de um culto e uma missa em Ação de Graças, a partir das 8h30, em Piracuruca. Às 10 horas, acontecerá a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a várias autoridades.
No dia 23, a programação continua em Oeiras, com uma Noite Cultural agendada para as 20h30. No dia 24, as atividades serão retomadas às 8 horas, com Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na estátua do "Visconde da Parnaíba", culto, missa e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. Por Cristal Sá/Alepi
Comentários
Postar um comentário