Assembleia Legislativa concede cidadania piauiense ao presidente da OAB nacional

O deputado Henrique Pires destaca o empenho do homenageado para garantir segurança aos realizadores do exame da OAB no Piauí

José Alberto Simonetti e Henrique Pires Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nesta quinta-feira (5), a partir de meio-dia, sessão solene para outorga do título de cidadania piauiense ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti. A homenagem foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB) e aprovada por unanimidade em Plenário no segundo semestre do ano passado.

Na justificativa do projeto de decreto legislativo, o parlamentar destaca a ação do homenageado para garantir segurança aos realizadores do exame da OAB no Piauí.

“No meio da pandemia originada pela Covid-19, veio pessoalmente ao estado do Piauí na condição de presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado acompanhar os 582 examinados da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem, em especial para garantir o seguimento de todos os protocolos de segurança e assegurar a saúde dos participantes”, elogia Henrique Pires.

Depois de cinco mandatos como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas, seu estado natal, Beto Simonetti foi eleito presidente nacional da entidade para o triênio 2022-2025 com 77 dos 80 votos em disputa. Antes disso, ele também havia ocupado o posto de diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal.

Outro destaque da carreira de Beto Simonetti que Henrique Pires faz é ao trabalho na aprovação de projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade. O parlamentar lembra que isso foi importante para a defesa da inviolabilidade do escritório de advocacia. (Por Nícolas Barbosa/Alepi) 

Comentários