A sessão solene aconteceu no Plenário Waldemar Macedo com presença de deputados, defensores e amigos da homenageada
Foto: Reprodução (Alepi) |
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou, nesta segunda-feira (21), o Título de Cidadania Piauiense à Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Franzé Silva, que não pôde comparecer por questões de saúde. Natural de Brejo Santo, no Ceará, a homenageada chegou ao Piauí aos 11 anos de idade. Formada em direito pela Universidade Federal do Piauí, foi aprovada em concurso público para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, onde trabalhou até 2008, quando ingressou na carreira de defensora pública.
"Vossa Excelência assumiu agora a chefia da Defensoria. É vista como uma pessoa simpática, que dialoga, mediadora. É a segunda mulher a assumir a Defensoria, e já temos uma vitória importante, que foi o envio de projeto para essa Casa, prontamente aprovado por nós, que regulamenta vários cargos em comissão da Defensoria Pública. Em nome do deputado Franzé, o autor que propôs essa justa homenagem, em nome de todos os deputados e deputadas, queremos homenagear Vossa Excelência", disse o líder do Governo, deputado Fábio Novo (PT).
"Meus olhos brilham quando eu vejo mulheres ocupando espaços de poder com a consciência de se reconhecer como instrumento capaz de dar às pessoas de nosso estado igualdade de oportunidades. Não é apenas ocupar espaço de poder, mas é você usar aquele espaço pra fazer, não só o que a sociedade espera, mas principalmente Deus, que nos colocou aqui, ajudando o nosso próximo, promovendo justiça social e igualdade de oportunidades", concluiu a deputada Simone Pereira (MDB), que presidiu a sessão solene.
"Falar de Carla Yáscar é falar de acolhimento, alguém que está sempre pronta a ouvir, a receber, a ter uma palavra amiga e incentivadora. É também falar de positividade, perseverança e determinação. [...] Vimos, por iniciativa dela, ser desenvolvido no Piauí e além de suas fronteiras, um dos projetos mais importantes da Defensoria Pública, o 'Defensoras Populares', que trata sobre o fortalecimento, sobre o empoderamento de mulheres, e o reconhecimento de que a presença feminina tem que estar, sim, em todos os espaços", disse a servidora da Defensoria Marina Oliveira, que discursou em nome dos demais servidores do órgão.
"Desde 1992 eu optei e escolho todos os dias estar no Piauí, trabalhar pelo Piauí e contribuir como posso. Eu sou muito grata por ter a oportunidade de trabalhar e sou muito feliz por ter meu trabalho reconhecido aqui no Piauí. Esse título aumenta a responsabilidade de trabalhar mais pelas pessoas que precisam, de contribuir mais dentro da Defensoria Pública, seja enquanto gestora seja enquanto defensora. Estamos de passagem, mas que eu tenha sempre a oportunidade de reconhecer e agradecer por tudo que eu recebo desse estado, dessa gente tão honrada, tão trabalhadora, tão lutadora, que merece viver com dignidade, que merece uma Defensoria fortalecida, que merece ter acesso aos seus direitos", discursou a homenageada.
Carla Yáscar também agradeceu à Assembleia Legislativa do Piauí pela parceria, pela aprovação de projeto de lei de interesse da Defensoria, e pela destinação de emendas parlamentares, sobre a qual destacou a participação direta do deputado Severo Eulálio, que também prestigiou a sessão solene, juntamente com os deputados Hélio Rodrigues (PT) e Elisângela Moura (PCdoB).
A mesa de honra contou com a presença da subdefensora geral, Verônica Acioly; do assessor jurídico da Defensoria, defensor Erisvaldo Marques; do chefe de gabinete da Defensoria, Ricardo Marinho; do diretor administrativo da Defensoria, defensor Humberto Rodrigues; do defensor público de categoria especial Nelson Nery Costa; do corregedor-geral da Defensoria, defensor Francisco de Jesus Barbosa; do ouvidor-geral da Defensoria, Djan Moreira; da diretora de Eventos da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), defensora Rosa Viana; da socióloga e defensora popular, Lúcia Araújo; e da secretária estadual de mulheres, Zenaide Lustosa. Por Cristal Sá/Alepi
Comentários
Postar um comentário