MPPI realiza nova audiência itinerante para tratar da regularização dos transplantes realizados no HGV
O promotor destacou que dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos
Fotos: Reprodução (Ascom/MPPI) |
A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina promoveu nesta terça-feira, 5 de setembro, uma nova audiência para verificar a situação dos procedimentos de transplantes no Hospital Getúlio Vargas (HGV). As atividades foram coordenadas pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.
O representante do órgão ministerial inicialmente relembrou os encaminhamentos enviados aos órgãos na última audiência, realizada em abril. Dentre eles, foi solicitado o relatório do quantitativo de exames de imagem agendados e já realizados, a elaboração de um fluxo de acesso ao ambulatório de transplante renal, os dados atualizados sobre os processos de compras de medicamentos utilizados pelos pacientes pós transplantados, bem como a criação de campanhas de conscientização para doações de órgãos.
Promotor Eny Marcos Vieira Pontes |
A responsável técnica de transplantes do HGV, Celina Castelo Branco, informou que a falta de conscientização quanto à facilidade de acesso aos procedimentos é uma das maiores dificuldades nesse trabalho. Para ela, é necessário que haja maior conhecimento da população para com os transplantes, fazendo com que o número de doadores aumente.
“O ambulatório está sendo ampliado para que haja maior número de salas e de médicos, visando facilitar as oportunidades de atendimentos. A ideia é individualizar a unidade de transplantes, para que consigamos avançar em todos os órgãos e unidades possíveis”, disse Celina Castelo Branco.
Sobre as campanhas de conscientização requisitadas à FMS, a diretora da atenção especializada, Roberta Berté, informou que a fundação não tem licitação destinada à realização de campanhas, divulgando ações internas como prioridade. Porém, a representante disse que entrará em contato com meios de comunicação para auxiliar à FMS.
No decorrer da atividade, o representante da diretoria de planejamento da SESAPI, Jonatas Melo, pontuou que a secretaria está disposta a amplificar a oferta de outras especialidades. “Há uma tentativa de ampliação para os transplantes de fígado. Além disso, estamos tomando medidas para que melhoremos a rotatividade dos leitos, com o aumento cinco salas operacionais para dar celeridade no atendimento. Assim, está prevista a quantidade de 16 salas, ao todo”, relatou o diretor.
Na audiência, o promotor destacou que dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Na data, o MPPI realizará uma roda de conversa para debater os aspectos jurídicos, médicos, sociais e sentimentais sobre a temática. De forma híbrida e aberto à população, o momento abordará os pontos positivos do ato de doar órgãos e desmistificar efeitos de notícias falsas.
Ao final, como encaminhamento, o MPPI pediu os resultados de uma reunião que será realizada com o secretário de saúde sobre o projeto de ampliação de ambulatórios e leitos de transplantes renais no HGV. O promotor também requisitou informações sobre o conserto de aparelho utilizado para diagnóstico de morte encefálica do HGV. Por fim, haverá a instauração de um procedimento para acompanhar os transplantes de córnea no Estado.
Estiveram presentes, também, representantes da Fundação Municipal de Saúde, da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí e da Regulação do município. Fonte: Ascom/MPPI
Comentários
Postar um comentário